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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
19/08/2011 |
Data da última atualização: |
19/08/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MACHADO, F. S.; RODRIGUEZ, N. M.; GONÇALVES, L. C.; RIBAS, M. N.; RODRIGUES, J. A. S.; PEREIRA, L. G. R. |
Afiliação: |
FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; NORBERTO MARIO RODRIGUEZ, UFMG; LÚCIO CARLOS GONÇALVES, UFMG; MARCELO NEVES RIBAS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL. |
Título: |
Emissão de metano entérico por ovinos alimentados com silagens de sorgo. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Belém: SBZ, 2011. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A emissão de metano entérico foi avaliada em ovinos recebendo silagens de três híbridos de sorgo (BRS 610, BR 700 e BRS 655) colhidas em três estádios de maturação dos grãos (leitoso, pastoso e farináceo). Os animais receberam a silagem em quantidade suficiente para atender as exigências de consumo de matéria seca para mantença. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em desenho fatorial 3x3 (híbridos x estádios de maturação) com cinco repetições. A emissão diária de metano entérico não diferiu entre os tratamentos e representou entre 3,87% e 5,54% da energia bruta ingerida (9,74 a 16,03 gramas de metano por dia). Não houve efeito de híbrido sobre a emissão de metano por ovinos. O estádio de maturação do sorgo pode influenciar a emissão de metano entérico por ovinos alimentados com silagem. |
Palavras-Chave: |
Foragem. |
Thesaurus Nal: |
Forage; Greenhouse gases; Ruminants. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/40102/1/Emissao-metano.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SANTOS, L. A. dos; AQUINO, A. M. de; GAROFOLO, A. C. S.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
LUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
ISBN: |
978-65-998904-0-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. MenosA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Docência; Hortas orgânicas. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149526/1/Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf
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Marc: |
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